quinta-feira, 23 de junho de 2011

O crente pode comer comidas oferecidas a ídolos?


Tem crente que pensa que não, mas se você lê um pouco o livro de I Corítios 10:23-33, e você vai ver que nos tempos do apóstolo Paulo já existia essa discussão, havia alguns irmãos que proibiam outros irmãos de se alimentarem de comidas sacrificadas a ídolos, ainda hoje essa prática de proibição continua, a ponto de “certos pastores” proibirem seus seguidores de comer esse tipo de comida, ao ponto de dizer que se algum crente comer estará sujeito a pecado, doenças e até maldições.
Paulo desmistifica o assunto, para ele assim como Jesus ensinou o que contamina o homem é o que sai da boca do homem e não o que entra em forma de alimento, Paulo ainda diz que devemos comer de tudo sem perguntar se é ou não sacrificada, “porque do Senhor é a terra e a sua plenitude”. Se por acaso, um “irmão fraco” se escandaliza, então para não escandalizar seu irmão então não coma para não enfraquecer seu irmão fraco na fé.
Comidas oferecidas a ídolos não tem poder algum contra o crente em Cristo, pois em Cristo não vale encantamento. Pare de perguntar se é ou não oferecida, faça como Paulo, coma enquanto você pode.

Um abraço,

Rogerio Oliveira.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tem igreja que proíbe assistir televisão...



Muitas “igrejas evangélicas” proibiram seus fiéis assistir televisão quando a TV chegou aqui no Brasil, muitos pastores diziam que era a própria imagem do anticristo, para outros seria o ídolo do lar, onde todas as famílias estariam reunidas para prestar sua “devoção” essa concepção perdurou por algum tempo em algumas denominações principalmente pentecostais, pois quanto mais fanatismo há no coração do homem mais o povo ver o diabo em todo o lugar.
O tempo passou e as igrejas evangélicas perceberam que fazendo bom uso da televisão é possível ter um excelente meio de comunicação (é por isso que muitas denominações utilizam a TV para difundir seus ensinamentos). A televisão passou de vilã para o meio de comunicação mais eficaz para atrair novos fiéis (que ironia!). No entanto, ainda hoje existi igreja que proibi a TV em casa, tem líderes religiosos que não permitem que seus fieis não assistam nenhum tipo de programa.
O que me faz ficar abismado é que existe cristão que se sujeita a tal determinação imposta por uma entidade religiosa, se são capazes de sujeitarem a não assistir televisão, imaginem o que são capazes de fazer em nome da religião. A televisão pode servir tanto pro mal quanto pro bem, cabe quem tem o controle na mão saber usar com discernimento mais parece que esses irmãos estão tão distantes disso!.

um abraço,

Rogerio Oliveira.

sábado, 18 de junho de 2011

Afinal o que é igreja?


Igreja é a ekklesia (no grego). A palavra grega ekklesia significa chamados para fora, atualmente (infelizmente) o termo designa quatro paredes “os chamados para dentro”. Eclésia era o termo grego para a assembléia dos cidadãos na participação de reuniões política na Grécia antiga (isso para os “teólogos” de plantão).
Hoje em dia o termo igreja é erroneamente empregado para se referir ao lugar de culto seja católico ou evangélico. Na verdade igreja significa duas coisas basicamente:
1- A comunhão dos salvos (santos), a reunião ou união dos seguidores de Cristo, isso é ser participantes da igreja de Cristo, é congregar (o encontro), não exatamente de ir a um determinado ambiente religioso (longe disso), mas está unidos no mesmo Espírito.
2- Igreja de Cristo são todos aqueles que crêem na Salvação em Cristo. Um crente em Jesus é igreja de Cristo. É habitação (Templo) do Espírito Santo.
Portanto a designação de um prédio como igreja é falsa, e a denominação como participante da igreja de Cristo é nula, e igreja são/é pessoas, nunca uma religião, instituição ou logomarca de um grupo religioso.

Igreja é você!

Rogério Oliveira.

domingo, 12 de junho de 2011

UM NOVO LAR - Capítulo III (Primeira Parte)

Tim Max recobre a consciência sente uma grande dor na nuca, abre os olhos e percebe que está numa cabana observa o lugar e supõe ser ali uma morada de camponeses, anda em direção a porta e ver um senhor e um garoto treinando com suas espadas, o senhor por sua vez era mais hábil.
- Até que em fim você acordou...
Era uma senhora não muito idosa que trazia uma cesta na mão.
- Pensei que iria dormir mais outro dia.Qual seu nome?
- Eu não sei.Responde Tim.
- Te encontramos na floresta Caíde. Falou o senhor Ben Gouvêa, que treinava com seu filho.
- E onde você é?
- Não me lembro.
- Não se lembra de nada? Disse a senhora.
- Não...Respondeu o jovem Tim.
Não questionaram mais nada apenas entraram na cabana e tomaram a sua primeira refeição do dia. Tim havia permanecido dois dias adormecido e acordado no inicio da manhã do terceiro.
- Bem vamos a floresta Caide. Comentou o Senhor Ben.
- Gostaria de ir conosco rapaz?
Tim refletiu um pouco e respondeu:
- Claro, se não for muito longe...
Saíram os três a galope cada um em cavalos diferentes.
- Olha meu nome é Girval Gouvêa.Falou o filho do senhor Ben Gouvêa.
- Ótimo, acredito que seremos grandes amigos.Disse Tim. Após algumas horas chegaram a floresta Caíde, era uma floresta pouco explorada, rica em segredos e contos alguns fantasiosos,a verdade é que muitos tinham medo da floresta,por haver ocorrido algumas mortes.O senhor Ben, não era receoso em pegar sua lenha e caçar numa floresta cheia de mistérios.

Continua domingo que vem...

sábado, 11 de junho de 2011

O crente pode fumar?



Claro que sim, desde que esteja disposto a adquirir um câncer de pulmão, do contrário é melhor não fumar. Pra mim (pessoalmente), nunca tive nenhuma tentação de fumar cigarro, aliás cigarro é algo que você é prejudicado sem nem ao menos dar uma tragada, basta você morar ou conviver com algum fumante.
Geralmente pessoas que fumam são filhos de pais que fumavam e de tanto fumarem “sem querer” se acostumaram ou foram condicionadas ao vício do tabagismo. Outros são produtos dos filmes, que apresentam os heróis com um cigarro na boca como se isso fosse “o máximo” de beleza e status social, isso só comprova que a mídia pode viciar e induzir ao engano. Cigarro devia ser proibido no Brasil, milhares de pessoas morrem todos os anos em conseqüência do fumo, isso tem que acabar.
O vício do cigarro é um dos piores que existe, tem fumantes que deixam de comprar leite e pão para tragar um cigarro, e conheço muitas outras que querem deixar um cigarro e não encontram saída, pois uma vez viciado é uma droga que persiste por um longo tempo. Tem cristãos que se convertem e passam vários anos lutando contra a nicotina, é difícil parar mais força de vontade e ajuda dos familiares é fundamental nesse momento.
Finalizando, o crente se quiser pode fumar não existe recomendação na Bíblia sobre isso, existe até algumas fotos antigas dos primeiros cristãos aqui no Brasil que fumam charutos, no entanto eles desconheciam os males da nicotina e outras drogas presentes no tabaco.
Agora um conselho você para você que nunca fumou: Não seja bobo.
E agora um conselho para você que fuma: Não seja bobo. Pare com isso. Ore e peça oração e se for o caso procure tratamento médico.
Cuide da sua saúde isso é importante.

Um abraço!

Rogério Oliveira

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A humanidade de Jesus (João 1)




A humanidade de Jesus nos revela sua divindade. Que Deus seria capaz de descer do seu trono e morrer por amor da humanidade corrompida?
Jesus é Deus, O VERBO é a palavra do próprio Deus encarnado, o que demonstra Deus decidiu cumprir sua promessa de redenção e conviver com o homem, se fazendo um ser humano.
Jesus é a luz dos homens. A luz vence a escuridão e a luz vinda ao mundo, ilumina a todo homem que o aceita e o busca. De maneira que quem crê se torna filho de Deus e participante da promessa de ressurreição em Cristo. A promessa não é feita apenas para os judeus mas para o mundo inteiro.
A glória de Jesus é a manifestação do amor do Pai. Os judeus tinham uma idéia de um Pai legalista e punitivo, em Jesus podemos ver o amor do Pai.
O que eu acho fantástico no primeiro capítulo do Evangelho segundo João é que Jesus apesar de ser Deus não nega sua humanidade (o amor, o perdão, a misericórdia), inclusive a dificuldades humanas (fome, sede, cansaço, a dor da morte, da perda e de ser traído). Deus se relaciona com o homem, isso muito me alegra.

Um abraço,

Rogério Oliveira.

domingo, 5 de junho de 2011

O crente pode beber?


Claro que pode principalmente água...
Voltando a falar sério sobre essa questão, acredito que bebida alcoólica é um problema nacional. Muitas pessoas morrem todos os dias vitimas das bebidas alcoólicas, sejam porque a embriagueis pode causar violência, doença ou morte no trânsito.
Portanto aí vai uma dica aos pinguços de plantão, que só querem uma margem para justificar seu vício: Não pense que essa minha palavra aqui é para incentivar alguém a beber ao contrário serve de alerta para os risco da embriagueis, por isso se você ao beber aumenta sua agressividade, não beba você poderá fazer mal a alguém inclusive para você mesmo. Bebida ao longo da vida pode gerar várias complicações na saúde, além de aumentar o risco da dependência da bebida. Por fim não beba se você vai dirigir, o transito é uma verdadeira guerra nos dias de hoje, imagine você sob os efeitos do álcool é uma bomba pronta a explodir.
Depois desse levantamento você quer mesmo beber?
Voltemos a nossa pergunta inicial o crente pode beber vinho, cerveja, cachaça e etc?
E minha resposta é sim. Não é pecado o crente beber não é o que entra que contamina e sim o que sai da boca do homem (portanto não beba muito e nem se torne um viciado para não andar falando bobagens). Não existe na Bíblia condenação aos pinguços, o que existe é a recomendação para o crente não ser vencido pela bebida (embriagado e viciado), e a recomendação é para todos até porque os males da bebidas velem pra todos.
Para finalizar se você é propenso ao vício do álcool ou teve alguém na família viciado não beba só vai ti causar mal.

Rogerio Oliveira.