domingo, 19 de dezembro de 2010

Qual a forma de Batismo?


Aspersão ou imersão, qual das duas formas é a bíblica? Parece que o próprio Jesus não estava muito preocupado com essa discussão, biblicamente, para os que gostam da letra, a bíblia não faz menção. O batismo com água não é um rito religioso para promoção do endivido a uma classe superior dos outros, o batismo com água é símbolo de remissão dos pecados, isso implica que todo aquele que já foi perdoado e salvo em Cristo é remido (o pecado não mais o condena, pois Jesus o libertou).
O batismo com água, seja, por aspersão ou imersão, é o símbolo do verdadeiro batismo no Espírito Santo (que tem pouco ou quase nada a ver com o dom de línguas), esse batismo é o símbolo do Novo Nascimento no sangue de Jesus, portanto o Espírito Santo é o sinal e a confirmação que o batismo já aconteceu em você.

Rogerio Oliveira.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Quem pode participar da Ceia do Senhor?


A ceia do Senhor é bíblico e acredito que todas as pessoas que são participantes do corpo de Cristo devem participar, até porque quando você come do pão e bebe do vinho você está dizendo faz parte da mesa do Senhor (se você verdadeiramente acredita na sua salvação). Porém a maioria das denominações tem feito da ceia um momento litúrgico e burocrático onde é vedado a participação de pessoas que são verdadeiramente de Cristo; dois exemplos disso são os cristãos sem denominação (como eu) e os disciplinados da própria igreja.
Os sem denominação são proibidos de participar da ceia porque são tidos como não-cristão, porque para os evangélicos, todos que não são evangélicos são ímpios, o apostolo Paulo fala que cada um examine-se a si mesmo e coma e beba, não faz nenhuma menção “si é membro de alguma igreja evangélica e está em comunhão com sua igreja” (não tem isso na Bíblia).
Os disciplinados a questão é mais grave, disciplinados são todos os irmãos membros de uma determinada igreja que cometeu pecado e foi descoberto pela liderança, e dessa forma foi cortado o direito de participar de algumas liturgias daquela igreja, inclusive participar da ceia, fazendo do irmão disciplinado pior do que Judas o traidor de Jesus, por que Jesus sabia quem era Judas, nem por isso deixou Judas não tomou da ceia. A ceia deve ser livre para que cada um decida si é ou não de Cristo, cada um examine a si mesmo.

Rogerio Oliveira.