sábado, 1 de maio de 2010

Um único Pai


“Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.
Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
Mas o maior dentre vós será vosso servo.”
Mt 23:8-11

A preciosidade das palavras de Jesus nos revela quem é o Pai. Cristo ao censura o comportamento dos escribas e fariseus, condena suas atitudes públicas, porque esses procuram “aparecer” diante das pessoas como quem fossem mais santificados (mais próximos de Deus), conhecedores da Lei e por isso detentores do conhecimento e da Salvação (algo próximo ao praticado pela Igreja Católica na Idade Média). Além disso tudo, ou melhor, para isso é que gostavam de ser chamados de mestres.
O egocentrismo humano, misturado com um pouco de orgulho próprio, provoca uma faça humildade, e daí surgem os títulos, geralmente para diferenciar, identificar, selecionar, vangloriar uns em detrimento de outros, uma forma de demonstrar que “aquele” sabe mais do “aquele outro”, sem sabe que “aquele outro”, pode não ter o conhecimento técnico do que “aquele”, porém muito mais vida e conteúdo. O título para Deus nada aproveita, isso é o que podemos entender nas palavras de Jesus, ser chamado mestre é ser considerado conhecedor de “Tudo”, além de ser completo, é exatamente nessa prerrogativa que o próprio Cristo disse que quem quisesse segui-lo deveria ser servo, pois quem é mestre se torna senhor.
A igualdade em Cristo nos faz irmãos, filhos de uma mesma herança, e o maior é o servo. Parece uma aparente contradição mais é justamente, a atitude de Jesus quando lava os pés dos discípulos, no contexto histórico; nunca o Mestre, tomaria o lugar do escravo e lavaria os pés dos verdadeiros servos. Essa lição de humildade os escribas e fariseus não estariam dispostos a se submeter. Ser Pai, Ser Guia é o que Deus É, e não apenas uma titulação humana, porque Ele sendo Pai nos faz filhos, Sendo Guia nos envia o Messias que vai nos guia em toda verdade.

Rogerio Oliveira
boasnovas2010@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário