terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Perdão do Pai


“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal {pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém}!
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”
Mt 6:9-15
Esses versículos em particular o Tão difundido “Pai nosso”, concerteza é bastante estudado nas igrejas tanto católicas como evangélicas. O que gostaria de refletir, não apenas o texto, e sim a temática do perdão; que nós pedimos a Deus e Ele nos concede. Se por um lado pedimos perdão de nossas dividas, precisamos de conformidade com nosso próprio pedido, perdoar nossos devedores. O grande problema está justamente nesse por menor, a oração é boa (o famoso “Pai nosso”), mas à maioria dos que fazem essa oração, fazem dessa mesma oração uma mentira na sua vida.
Como algo tão precioso poderia se tornar uma hipocrisia na minha vida? Era a problemática farisaica dos tempos do messias na Terra. A lei não era má, os religiosos da época é que não conseguiam praticar nas suas vidas, é também por isso que Jesus veio, para cumprir toda a Lei e agora o viver não é segundo a Lei, tão somente pela graça de Cristo, que já cumpriu todos os mandamentos de dívida em nosso favor. Por outro lado, a importância desse texto nos faz meditar que muitas vezes queremos obter um perdão de Deus, mas não queremos perdoar as pessoas que nos machucaram, pensando que uma coisa não tem nada relacionada com a outra, na verdade está; essa oração (pedindo perdão) está ligada e correlacionada com uma atitude igualmente de fé, até porque sem essa fé é impossível perdoar como Deus perdoa. Dessa maneira podemos começar atender como Deus É, através do SEU próprio Filho.
Deus te abençoe!
Rogério Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário