terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pai Celeste


“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”
Mt 5:43-48

A sabedoria de Deus é algo inefável, é por isso que Jesus começa combater todas as tradições judaizantes daquele tempo, como hoje temos muitas tradições sejam elas católicas e mesmo evangélicas, é possível percebe no discurso de Jesus que amor não é um sentimento, vai além disso, é uma atitude. Sendo assim transpassa o entendimento humano, pois realmente como é mais fácil amar um filho, uma mãe, uma esposa, um parente ou mesmo um amigo que você goste muito. Em geral temos mais afeto pelas pessoas que nos são intimas, do que as pessoas que nos fazem mal.
Agora analise o seu coração; quantas dificuldades eu e você temos de amar quem nos odeiam, e orar pelos que nos perseguem, a realidade é que sempre encontramos esse tipo de pessoas, na escola, trabalho e até em casa ou na família. Eu não sei você amigo leitor, mas precisamos amar muito mais as pessoas que nos odeia e perseguem, orar por elas sem amor, será apenas uma maneira de condená-las e sinceramente não é isso que Deus quer. Ele amar a todos, por isso manda chuva para você e para seu inimigo, amar quem nos odeia, não parecer uma tarefa muito fácil, mais para ser um filho do Pai é preciso fazer morrer velhos sentimentos e tomar uma atitude que só pode vir Dele.
Não vou dizer que não existam sentimentos no amor, mas Cristo está falando de um amor concreto, de fato e verdade, não fingido só para obedecer a um dogma prescrito, mas amar de toda tua alma. É por isso que Jesus fala de perfeição, não que humanamente possamos conseguir, mas prossigamos em ser parecidos com o Mestre. Só Ele é perfeito, completo, imutável e amável, nosso Pai celeste tem tanto a nos ensinar que a maravilhosa expectativa da vida é encontrar com o nosso Criador, e então seremos muito mais do que felizes, seremos filhos e filhas do Pai Celeste.
Deus te abençoe!
Rogério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário