sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O Filho é maior que a Lei

“Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.”
Mt 12:8
Esse texto é bastante prepositivo para o que eu gostaria de falar com você caro amigo leitor, a reflexão do judaísmo da época de Cristo não é diferente do Cristianismo hoje (seja ele Católico ou Evangélico), a Instituição tem feito isso, geralmente estamos a julgar alguém pelo dia da semana, se Ele pode ou não pode curar no sábado, “se” não seria mais conveniente curar em outro dia, porque logo o sábado? Não seria melhor efetuar o milagre em um dia qualquer para não escandalizar os não convertidos? Quantas vezes criamos métodos, regras, projetos, dogmas, rituais, cerimônias, liturgias, manias, usos, costumes, falsa religião, farisaísmos e outras tantas. Só para mecanizar a obra que é de Deus e não nossa.
Nos agarramos desesperadamente a tudo que já citei para criar nossa própria “turma”, excluindo todos aqueles que não pertence a nossa denominação, fazendo das prostitutas, pecadores e publicanos; condenados. Enquanto o “nosso” farisaísmo, se justifica perante Deus por meio da “nossa” beatificação, e logo após “nossa própria” auto-santificação. Condenamos os “outros” (de outras e igrejas e religiões), colocamos pessoas no inferno e salvamos outras na maior facilidade (muitas vezes num levantar de mão), enquanto isso ficamos menos parecidos com Cristo do que imaginamos, ficamos desfigurados.
Ser parecido com Cristo não tem nada haver com roupas, saia-comprida ou mini-saia, muito longe disso, o exterior engana muito mais que o coração, e quem quiser enganar vista uma bela roupa, isso engana até cristão inocente. Na maioria das vezes, quem se “ajeita” bastante quer esconder algo. Se ser parecido com Cristo é ter as mesmas roupas ou cabelos Dele, talvez vestiríamos vestidos compridos e cabelos compridos e barba comprida, o certo é que não andaríamos de carro e nem de sapato, quem sabe de jumentinho. É por isso que reafirmo ser de Cristo não tem a haver com o exterior mais o interior. Jesus mesmo foi questionado tantas vezes porque andava com o pior tipo de gente da sociedade e não se misturava com os religiosos da religião Judaica.

Rogerio Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário