domingo, 6 de março de 2011

“Quando sou fraco então é que sou forte.” Capítulo III


“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
2 Cor. 12: 7-10

A terceira coisa que gostaria que ficasse em nossos pensamentos são essas palavras do apóstolo “Quando sou fraco então é que sou forte”, é importante observa que nesse contexto ele tão expõe a mesma idéia dos textos que já lemos anteriormente, mas antes desses versículos ele revela uma visão que teve que viu os céus, que teve uma revelação da palavra de Deus de Cristo para sua vida (se bem que ele não explica o que realmente viu) e para que ele não se ensoberbecesse, foi posto um espinho na carne, esse espinho na carne por vários estudiosos é bastante discutido, porém ninguém pode afirmar o que era realmente isto (até porque Paulo não revela), o que se especula é que fosse malária, talvez epilepsia, perseguições. O certo é algo que o afligia (provavelmente uma doença) e o deixava muito triste, ele chama esse problema como o mensageiro de satanás, que o esbofeteava para que ele não se exaltasse (por causa da revelação), por três vezes pediu ao Senhor que retirasse isso dele, mas a resposta de Deus a sua oração foi que a graça do Senhor já era suficiente, porque o poder se aperfeiçoa justamente na fraqueza.
Este texto é fundamental para entendermos a profundidade dessa fraqueza e é por isso que gosto muito dessa passagem bíblica, porque Deus trabalha nas nossas vidas quando estamos fracos, pois é nesses momentos de franquezas que realmente estamos nas mãos do Senhor, é quando oramos e dizemos a Ele que nossas adversidades não podemos vencer sozinhos. Enquanto nós pensamos que somos fortes temos a presunção de achamos que nós iremos vencer, não entregamos as nossas causas a Deus, e achamos que vamos passar em um concurso público (exemplificando) pelo nosso conhecimento, não colocando o Senhor na frente das nossas batalhas, até dizemos que o Senhor estará conosco que o problema está nas mãos de Deus, mas a verdade é que “tentamos fazer por onde”, porque o problema está em minhas próprias mãos.
(continua no próximo domingo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário