domingo, 20 de dezembro de 2009

O oleiro e o barro


“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” Is 64:8

Essa oração do profeta Isaías é fundamental para entender todo propósito de Deus para o homem, o contexto se refere a uma nação terrívelmente assolada pelo pecado, e basta relembrar o que o pecado já causou a humanidade, a começar com Adão e Eva. Os capítulos 63 e 64 de Isaías são inspiradores para cada um que leia, demonstra a intimidade que o profeta tinha com Deus, especialmente o versículo 16 do capitulo 63, onde Isaías afirma que Deus é o Pai da Nação de Israel, mas no momento gostaria de me aprofundar no versículo acima, pois ele reafirma que Deus é Pai, mas especificamente “nosso” é um termo que lembra a oração que Jesus ensina aos seus discípulos, se naquele momento essa expressão se referia ao povo escolhido (Israel), não é um texto descontextualizado para os nossos dias, basta crer que somos chamados por Deus e escolhidos para seu propósito, e de alguma maneira divina, somos então feitos filhos da promessa e não apenas isso, somos também feitos povo de Deus.
O texto ainda vai mais longe quando nos compara como barro, essa comparação com barro demonstra a entrega e submissão total do profeta a Deus, não pela comparação em sim, mas justamente porque se fossêmos nos comparar ao SENHOR, seriamos menos do que isso, mais essa colocação como barro nos faz lembrar que não somos nada, algo sem uma forma definida e, portanto imperfeitos, e além disso, incapazes de sermos por nós mesmos, nos fazendo criaturas, mas como assim? Se por um momento somos feitos filhos de Deus, e uma vírgula depois somos feitos barros, o profeta estaria falando bobagem? Nada disso.
É preciso saber que acima de tudo, quando somos chamados filhos de Deus, não é por merecimento próprio do homem, ao contrário, se o profeta chama Deus de Pai, é porque Ele é o oleiro, e ele sendo o Pai faz, com suas próprias mãos, de nós o ”barro” seus filhos, (como conhecer a mente de Deus?), isso demonstrar que o amor do Pai, descrito na Bíblia, não é apenas abstrata ou subjetiva, mas real. Se Ele é o oleiro ele faz do barro não apenas uma criatura mais filhos, e isso realmente é incompreensível ao nosso entender humano, e suficientemente racional para o Pai.
A problemática da questão não é nem essa, o questionamento é como há pessoas que não podem ser chamadas de filhas de Deus? Essa é uma pergunta relativamente impactante para as pessoas que conhecem Deus de ouvir falar, porém nunca o aceitaram, pois o Pai não criou filhos para a desobediência, e sim para obediência a Ele. O que nos faz sermos filhos do altíssimo é a consciência que nós já falamos, dessa entrega e de reconhecer que Deus é o nosso oleiro e assim sendo, Ele é que É em nós.

Rogerio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário