sábado, 18 de junho de 2011

Afinal o que é igreja?


Igreja é a ekklesia (no grego). A palavra grega ekklesia significa chamados para fora, atualmente (infelizmente) o termo designa quatro paredes “os chamados para dentro”. Eclésia era o termo grego para a assembléia dos cidadãos na participação de reuniões política na Grécia antiga (isso para os “teólogos” de plantão).
Hoje em dia o termo igreja é erroneamente empregado para se referir ao lugar de culto seja católico ou evangélico. Na verdade igreja significa duas coisas basicamente:
1- A comunhão dos salvos (santos), a reunião ou união dos seguidores de Cristo, isso é ser participantes da igreja de Cristo, é congregar (o encontro), não exatamente de ir a um determinado ambiente religioso (longe disso), mas está unidos no mesmo Espírito.
2- Igreja de Cristo são todos aqueles que crêem na Salvação em Cristo. Um crente em Jesus é igreja de Cristo. É habitação (Templo) do Espírito Santo.
Portanto a designação de um prédio como igreja é falsa, e a denominação como participante da igreja de Cristo é nula, e igreja são/é pessoas, nunca uma religião, instituição ou logomarca de um grupo religioso.

Igreja é você!

Rogério Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário