sábado, 11 de junho de 2011

O crente pode fumar?



Claro que sim, desde que esteja disposto a adquirir um câncer de pulmão, do contrário é melhor não fumar. Pra mim (pessoalmente), nunca tive nenhuma tentação de fumar cigarro, aliás cigarro é algo que você é prejudicado sem nem ao menos dar uma tragada, basta você morar ou conviver com algum fumante.
Geralmente pessoas que fumam são filhos de pais que fumavam e de tanto fumarem “sem querer” se acostumaram ou foram condicionadas ao vício do tabagismo. Outros são produtos dos filmes, que apresentam os heróis com um cigarro na boca como se isso fosse “o máximo” de beleza e status social, isso só comprova que a mídia pode viciar e induzir ao engano. Cigarro devia ser proibido no Brasil, milhares de pessoas morrem todos os anos em conseqüência do fumo, isso tem que acabar.
O vício do cigarro é um dos piores que existe, tem fumantes que deixam de comprar leite e pão para tragar um cigarro, e conheço muitas outras que querem deixar um cigarro e não encontram saída, pois uma vez viciado é uma droga que persiste por um longo tempo. Tem cristãos que se convertem e passam vários anos lutando contra a nicotina, é difícil parar mais força de vontade e ajuda dos familiares é fundamental nesse momento.
Finalizando, o crente se quiser pode fumar não existe recomendação na Bíblia sobre isso, existe até algumas fotos antigas dos primeiros cristãos aqui no Brasil que fumam charutos, no entanto eles desconheciam os males da nicotina e outras drogas presentes no tabaco.
Agora um conselho você para você que nunca fumou: Não seja bobo.
E agora um conselho para você que fuma: Não seja bobo. Pare com isso. Ore e peça oração e se for o caso procure tratamento médico.
Cuide da sua saúde isso é importante.

Um abraço!

Rogério Oliveira

Um comentário: