domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Fraqueza que Revela Simplicidade. Capítulo I


“Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”
1 Cor 2:1-5

Nesse texto em particular o autor da carta aos coríntios (Paulo), quando estava reunido com os irmãos de coríntios (na cidade de corintio), ele não usou de ostentação de linguagem ou sabedoria, pois quantas vezes damos mais crédito a quem tem mais estudo ou mesmo nível educacional, do que as pessoas que são mais simples. E se retratando a Paulo, que era muito sábio e grande conhecedor da Lei, no entanto, ele não queria pregar algo que o ostentasse, para demonstrar que ele sabia mais, maior conhecimento, nada disso, ele apenas pregava Cristo de forma bastante simples (simplicidade), sem filosofia, psicologia, entendimento humano, sem nunca se desviar da verdade, apresentando Jesus como Ele È.
A primeira coisa que eu gostaria que tivéssemos em mente é que a fraqueza nos revela a simplicidade. O texto ainda fala que Paulo decidiu nada saber entre os da igreja de coríntio, a não ser Cristo e esse crucificado, ou seja, além de fala só de Jesus em sua essência, trazendo o evangelho simples que é o evangelho da cruz, ele fala de Cristo o salvador que foi morto (o que aparenta ser uma contradição), o que era um escândalo para os judeus.Porque a verdade quando falamos de cruz hoje em dia (redenção pela cruz), não é a mesma idéia no contexto judeu, a concepção era totalmente outra, era de prisão, de modo que a quem Paulo pregava na visão judaica era um Jesus criminoso, mentiroso e ladrão (além de agitador de multidões), um Messias preso era um salvador incapaz, e além de tudo morto.
(continua domingo que vem...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário